Company Logo

Acesso Restrito

Docentes e Discentes

-

Cursos Regulares

Estatística

Flag Counter

MyLiveChat


PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - ESPECIALIZAÇÃO IRD/AIEA
PROTEÇÃO RADIOLÓGICA E SEGURANÇA DE FONTES RADIOATIVAS


O Curso de Pós-Graduação, Lato Sensu, PROTEÇÃO RADIOLÓGICA E SEGURANÇA DE FONTES RADIOATIVAS do Instituto de Radioproteção e Dosimetria - IRD é ministrado em parceria com Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA é gratuito e foi idealizado para atender às necessidades de profissionais com formação superior a nível equivalente ao grau universitário em física, química, ciências da saúde e da terra ou engenharia e tenham sido selecionados para trabalhar no campo da proteção radiológica e segurança de fontes de radiação em seus países.

O Curso proporciona as ferramentas básicas necessárias para quem vai se tornar instrutor na respectiva área (formar multiplicadores). 

Dividido em módulos, engloba parte teórica e treinamentos práticos, com demonstrações, exercícios de laboratório, estudos de caso, visitas técnicas, exercícios de simulação e workshops. Alguns temas teóricos e exercícios utilizam a sala de aula virtual do curso. 


Até abril de 2017: 17 discentes matriculados e 84 discentes certificados através da apresentação pública e da aprovação do Projeto Final (Trabalho de Conclusão de Curso - TCC).

1. INTRODUÇÃO

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas foi estruturado para atender às necessidades dos profissionais na formação e aquisição de uma sólida base em proteção radiológica e segurança de fontes radioativas. O curso também visa proporcionar as ferramentas necessárias para quem vai se tornar instrutor na respectiva área.

O projeto do curso está estruturado para fornecer uma formação teórica e prática nas bases multidisciplinares, sejam científicas e/ou técnicas, das recomendações e normas internacionais sobre a proteção radiológica e suas implementações.

A ementa do curso leva em conta as exigências da “International Basic Safety Standards for Protection against Ionizing Radiation and for the Safety of Radiation Sources (BSS)”, “IAEA Safety Series N º 115 (1996)” e as recomendações de segurança relacionadas no “Safety Guides”.

 

2. ESCOPO DO CURSO

O curso trata fundamentalmente sobre os aspectos técnicos e administrativos necessários para os controles regulatórios e operacionais da proteção radiológica e a utilização segura de fontes radioativas em todas as suas aplicações.


3. METODOLOGIA

Curso de Pós-Graduação em Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas está dividido em 17 módulos/disciplinas. O curso contém partes teóricas e treinamentos práticos (demonstrações, exercícios de laboratório, estudos de caso, visitas técnicas, exercícios de simulação e workshops). Alguns temas teóricos e exercícios serão entregues de forma on-line, utilizando a sala de aula virtual do curso.

Para cada módulo o aluno será submetido a exame específico e a nota do exame não deve ser inferior a 7,0 para ser aprovado. Também o estudante deve ter pelo menos 75% de presença para ser aprovado.

No final do curso os alunos devem apresentar um projeto para a Comissão de Pós-Graduação para completar os requisitos mínimos para obter seu certificado.

O curso tem um total de 472 horas e tem duração de 22 semanas.

 

4. PRÉ-REQUISITO

O pré-requisito para o curso é que os participantes devem ter uma formação superior (nos Cursos de Graduação ou Tecnólogo das áreas de Engenharia, Física, Química, Biologia, Área da Saúde, Radiologia e afins).

 

5. CRONOGRAMA DO CURSO

O curso será oferecido aos países membros da AIEA e toda a comunidade de profissionais de Proteção Radiológica do Brasil.

Início das aulas: 03/04/2017
Término das aulas: 29/09/2017
Total de semanas de aulas: 22

Obs.: As aulas serão ministradas no IRD no horário das 8:30 às 12:30 horas,  durante a semana. Alguns módulos exigirão aulas práticas aos sábados.

 

6. CONSIDERAÇÕES GERAIS

a) Os participantes do curso deverão subsidiar seus custos de hospedagem, transporte, seguro saúde e alimentação durante a vigência do mesmo;
b) O IRD oferecerá toda a infraestrutura do curso e emitirá o certificado de conclusão para cada participante que tenha alcançado as notas e frequências exigidas como mínimas;
c) Haverá disponibilidade de no máximo 25 vagas por ano para o curso.
d) O processo seletivo levará em conta a formação superior e experiência acumulada na área de radioproteção;
e) O trabalho final de curso (TCC) será realizado em grupos ou individualmente aprovados pela coordenação geral do curso;
f) Cada grupo de trabalho terá 01 orientador para o TCC.
g) O trabalho final de conclusão (TCC) do curso deverá ser apresentado na última semana do mesmo.
h) O Curso é gratuito.

 

7. PROGRAMA

Disciplinas:

01. Revisão Geral de Matemática – 12 horas.
02. Revisão Geral: Fundamentos – 40 horas.
03. Grandezas e medidas – 32 horas.
04. Efeitos biológicos das radiações ionizantes – 24 horas.
05. Princípios da proteção radiológica e Controle Regulatório – 48 horas.
06. Avaliação de exposições internas e externas – 48 horas.
07. Proteção contra a exposição ocupacional – 64 horas.
08. Exposições médicas em radiodiagnóstico, radioterapia e medicina nuclear – 48 horas.
09. A exposição pública à radiação devido às práticas – 40 horas.
10. Intervenção em situações crônicas e de emergência devido a exposição – 20 horas.
11. Workshop: Avanços na área de Radioproteção – 8 horas.
12. Transporte Seguro de Material Nuclear – 20 horas.
13. Palestras sobre temas de pesquisa de TCC – 4 horas.
14. Visitas Técnicas – 6 horas.
15. Treinando docentes – 28 horas.
16. Orientação de TCC – 20 horas.
17. Apresentação de TCC – 10 horas.

Total – 472 horas.


 
 



Powered by Joomla!®. Design by: Mobility Theme  Valid XHTML and CSS.