Company Logo

Acesso Restrito

Docentes e Discentes

-

Estágios/Bolsas

Estatística

Flag Counter

MyLiveChat

 

O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) é uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e ensino na área de radioproteção, dosimetria e metrologia das radiações ionizantes. Ligado a Comissão Nacional de Comissão de Energia Nuclear (CNEN), atua em colaboração com universidades, agências governamentais e indústrias para promover o uso seguro das radiações ionizantes e da tecnologia nuclear. 


Suas atividades de pesquisa, apoio técnico e prestação de serviço têm permitido desenvolver novas tecnologias e implementar soluções para que os benefícios do uso das radiações ionizantes cheguem com segurança a um número cada vez maior de brasileiros. 


Centenas de profissionais trabalham para que pesquisas, desenvolvimento tecnológico e inovação beneficiem indústrias, instalações médicas, centros de pesquisa e outros segmentos, de forma a contribuir com a segurança da população, dos trabalhadores do setor e do meio ambiente.  

 

Edital Lato Sensu 2023 - Turma 2024

>>> Inscrições Abertas <<<

O IRD torna público o Edital de abertura das inscrições para o processo seletivo de acesso ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas (IRD/AIEA). As inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de janeiro de 2024 neste link.


Edital 2023 - Turma 2024

Cronograma do Curso

 


 

 
 
 


Curso de Fundamentos em Radioproteção e Metrologia

O IRD informa a Lista final de selecionados do processo seletivo para a primeira edição de 2023 do Curso Fundamentos e Radioproteção e Metrologia:



 Curso Lato Sensu IRD/AIEA

Resultado Preliminar -  Turma 2023

O IRD informa o Resultado Preliminar do processo seletivo de admissão no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas - Turma 2023

 

 As inscrições estão encerradas

Curso de Fundamentos em Radioproteção e Metrologia

  >>> IRD /2023 <<<

 

O IRD informa a abertura das inscrições para participar do Curso Fundamentos Radioproteção e Metrologia, que será realizado no período de 27 de fevereiro a 3 de março de 2023, na modalidade EAD (Ensino à Distância), neste link.

Informações do curso:


Período de realização: de 27 de fevereiro a 03 de março de 2023, das 8 às 16h;

Pré-requisito pra inscrição: mínimo, diploma de nível médio;

Número de Vagas: 45 no total; 

Modalidade: ensino à distância (EAD);

Público alvo: Engenheiros, físicos, químicos, tecnólogos, médicos, enfermeiros, radiologistas, biólogos, estudantes, técnicos em geral de nível superior e médio, estudantes de graduação, bolsistas de iniciação científica, pós-graduação, bombeiros e pessoal da defesa civil;

Coordenador: José Ubiratan Delgado;

Professores: Ana Cristina Dovales, José Francisco Pereira, João Carlos Leocádio, Alfredo Lopes, Ronaldo Lins da Silva e José Ubiratan Delgado;

Conteúdo programático: a) Composição da matéria e teoria atômica; b) Origem da radiação; c) Radioatividade; d) Radiações nucleares; e) Fontes naturais e artificiais de radiação; f) Interação da radiação com a matéria; g) Efeitos biológicos da radiação; h) Grandezas radiológicas e unidades; i) Detectores de radiação; j) Noções de Radioproteção e Atendimento à Emergência; k) Normas da CNEN e legislação; e l) Planos de radioproteção de uma instalação; 

Certificado: ao final do curso, se aprovado no exame final e comprovada a frequência mínima do aluno (75% do curso), este receberá um certificado de conclusão.

Obs: As aulas não ficarão gravadas e a presença na aula online é obrigatória. A frequência será coletada automaticamente em momentos aleatórios da aula por um funcionário do setor de ensino. Veja o programa do curso.

Inscreva-se, será um prazer tê-lo conosco!


 

 Curso Lato Sensu IRD/AIEA

 >>>  Aviso Importante <<<

O IRD informa que a aplicação da prova para os que se inscreveram no processo seletivo de admissão no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas - Turma 2023, será no dia 01/02/23, Quarta-feira, às 08:30 da manhã. 

Observações importantes: 
  1. Compareça ao IRD com antecedência, munido, obrigatoriamente, de Identidade Oficial com foto uma caneta azul ou preta para marcar as questões.
  1. Informamos que não é permitida a entrada no IRD usando bermuda, boné e/ou chinelo;
  1. Não será permitido o uso de telefone celular/ tablet ou qualquer aparelho eletrônico durante a realização da prova;
  1. Não será admitida a entrada de candidatos após o início da Prova.
Pedimos para que candidatos portadores de quaisquer condições que dificultem o acesso ou a realização da prova, que nos avise com antecedência para providenciarmos um melhor atendimento.  

Segue o endereço do Instituto de Radioproteção e Dosimetria:
 
Av. Salvador Allende, 3773 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, CEP (atualizado): 22.783-127. 
* Pontos de referência: ao lado ao 31° BPM, ref. mais distantes: Estação do BRT Ilha Pura e o Centro de Convenções do RioCentro.

Para mais detalhes, consulte o Edital de abertura do processo seletivo:
 
Em caso de dúvidas favor entrar em contato pelo e-mail  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.  ou pelo telefone (21) 2442-8514.

Boa sorte a todos!

 Curso Lato Sensu IRD/AIEA 

>>> Edital 2022 <<< 

O IRD prorrogou o prazo para inscrição no processo seletivo de acesso ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas (IRD/AIEA) para até o dia 15 de janeiro de 2023 às 23:59, mantendo-se as demais condições do Edital 2022 - Turma 2023. 

 As inscrições poderão ser realizadas até o dia 15 de janeiro de 2023 neste link. 

 

Edital 2022 - Turma 2023 

Confira o Calendário Atualizado: 

 

*De acordo com os horários de funcionamento/atendimento estipulados e os locais próprios informados, consultar cada item neste Edital Lato Sensu 2022.  

** Consultar o Mural do Setor de Ensino do IRD presencialmente ou aguardar a atualização do Site do IRD (http://moodle.ird.gov.br/ensino/index.php/especializacao).


 

 Modificações no Calendário de Cursos IRD /2022

Atenção: o IRD informa que os cursos de Fundamentos de Radioproteção e Metrologia e de Ações de Resposta a Emergências Radiológicas e Nucleares, que seriam realizados no segundo semestre de 2022, foram adiados. Novas turmas serão abertas em 2023 e a abertura do processo seletivo será publicada neste endereço em breve. 

O IRD informa o calendário de cursos regulares para o ano de 2022. As datas estão sujeitas a alterações, nesse caso um novo calendário será publicado.

 

Fique atento, as inscrições se iniciam aproximadamente um mês antes da realização dos cursos, acompanhe todas as atualizações no site ou nas redes sociais do IRD.


 

 Lato Sensu

 Cerimônia de Encerramento 

25/10/22 

Formandos do Curso Lato Sensu em Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas AIEA/IRD - 2022

 

 CRÉDITOS: BIANCA WENDHAUSEN


 

ADIADO

Curso de Fundamentos em Radioproteção e Metrologia

IRD /2022 

O IRD informa o adiamento do Curso Fundamentos Radioproteção e Metrologia para o período de 27 de fevereiro a 3 de março de 2023 na modalidade EAD (Ensino à Distância). Assim, o formulário de inscrição será reaberto em Janeiro de 2023.  


O IRD agradece a compreensão! 

Informações do curso:

Período de realização: de 27 de fevereiro a 03 de março de 2023, das 8 às 16h;

Pré-requisito pra inscrição: mínimo, diploma de nível médio;

Número de Vagas: 45 no total; 

Modalidade: ensino à distância (EAD).

Público alvo: Engenheiros, físicos, químicos, tecnólogos, médicos, enfermeiros, radiologistas, biólogos, estudantes, técnicos em geral de nível superior e médio, estudantes de graduação, bolsistas de iniciação científica, pós-graduação, bombeiros e pessoal da defesa civil;

Coordenador: José Ubiratan Delgado;

Professores: Ana Cristina Dovales, José Francisco Pereira, João Carlos Leocádio, Alfredo Lopes, Ronaldo Lins da Silva e José Ubiratan Delgado;

Conteúdo programático: a) Composição da matéria e teoria atômica; b) Origem da radiação; c) Radioatividade; d) Radiações nucleares; e) Fontes naturais e artificiais de radiação; f) Interação da radiação com a matéria; g) Efeitos biológicos da radiação; h) Grandezas radiológicas e unidades; i) Detectores de radiação; j) Noções de Radioproteção e Atendimento à Emergência; k) Normas da CNEN e legislação; e l) Planos de radioproteção de uma instalação. 

Certificado: ao final do curso, se aprovado no exame final e comprovada a frequência mínima do aluno (75% do curso), este receberá um certificado de conclusão;

Inscreva-se! Será um prazer tê-lo conosco! 

 

Curso de Atualização em Proteção Radiológica para Técnicos em Radioterapia.

O IRD informa a lista de selecionados para participar do Curso de Atualização em Proteção Radiológica para Técnicos em Radioterapia.  


Curso Controle de Qualidade e Dosimetria em Mamografia  

O IRD informa que estarão abertas a partir de 21 de setembro de 2022 neste link, as inscrições para a próxima edição do Curso Controle de Qualidade e Dosimetria em Mamografia - 2022. 

Informações do curso: 

  • Data de Realização: 17,18,19 e 20 de Outubro de 2022.

  • Pré-requisitos: diploma ou certificado de Técnico ou Tecnólogo em mamografia.

  • Público-alvo: estudantes e profissionais com interesse em controle de qualidade da imagem, dosimetria, metrologia e efeitos biológicos da radiação devido às doses em mamografia;

  • Horário: das 08h30 às 12h45;

  • Vagas: 21;

  • Carga Horária: 15,50 hs (aulas teóricas e práticas);

  • Investimento: curso gratuito;

  • Certificado: ao final do curso, se aprovado no exame final e comprovada a presença nos 4 dias de curso.

  • Modalidade do curso: inteiramente presencial, o aluno deve comparecer às aulas no IRD nos horários estipulados no calendário.

  • Coordenação: João Carlos da Silva Feital.

  • Professores: João Carlos da Silva Feital, D.Sc ;José Ubiratan Delgado, D.Sc; João Emilio Peixoto, D.Sc ; Claudio Domingues de Almeida, D.Sc ;Hugo Geraldo da Fonseca, M.Sc e Leslie Silva Pereira, D.Sc.

Caso selecionado(a) no processo seletivo, o aluno receberá um e-mail até o dia 02/10 solicitando a documentação comprobatória.

Inscreva-se! Será um prazer tê-lo conosco!


 

 Curso de Atualização

Proteção Radiológica para Técnicos em Radioterapia.

 

O IRD informa que estarão abertas, a partir da manhã do dia 08 de setembro de 2022, neste link, as inscrições para a próxima edição do Curso de Atualização em Proteção Radiológica para Técnicos em Radioterapia.

Pré-inscrição: início em 08 de setembro de 2022 até o preenchimento das vagas. 

Informações de curso: 

  • PÚBLICO ALVO: Técnicos e tecnólogos da área de radioterapia;

  • APRESENTAÇÃO: o curso oferece uma oportunidade aos técnicos e tecnólogos em radiologia que atuam na área de radioterapia de aperfeiçoarem seus conhecimentos em proteção radiológica, através da revisão e atualização dos principais conceitos dessa área de conhecimento. Tendo em vista a necessidade de uma constante reciclagem dos profissionais desta área, o curso visa contribuir para a melhor compreensão sobre proteção radiológica do indivíduo do público, do paciente e do indivíduo ocupacionalmente exposto em radioterapia;

  • CARGA HORÁRIA: 8 horas;

  • DATA E HORÁRIO: 05 e 06 de outubro de 2022 (das 08:00 às 12:00 horas);

  • PRÉ-REQUISITO PARA INSCRIÇÃO: Diploma ou certificado de conclusão de curso de técnico ou tecnólogo na área de Radiação;

  • Nº DE VAGAS: 30;

  • TAXA DE MATRÍCULA: gratuito;

  • CERTIFICADO: ao final do curso, se aprovado no exame final e comprovada a frequência mínima de 80%, o participante receberá um certificado de conclusão;

  • INFRAESTRUTURA:  Ensino a Distância - EAD (Plataforma Moodle Online e Sala de Aula Virtual RNP), ficando a cargo do aluno providenciar o acesso a um computador com internet para participar das aulas on-line, acessando diariamente a plataforma do curso durante todo o período de realização deste curso, conforme calendário;

  • COORDENAÇÃO: Alexandre da Fonseca Velasco;

  • PROFESSORES: Ana Cristina Murta Dovales , Delano Batista, Eduardo de Paiva e Alexandre da Fonseca Velasco.

Inscreva-se! Será um prazer tê-lo conosco!  


 Editais PIBIC/PROBIC e PIBITI/CNPq

 O IRD informa a abertura do Edital PIBIC/PROBIC no04/22 e do Edital PIBITI n05/22 para concessão de Bolsas de Iniciação Científica - CNPq/CNEN e bolsas de Iniciação em desenvolvimento tecnológico e Inovação, respectivamente.


 

 Resultado de Processo Seletivo

Curso de Ações de Resposta a Emergências Radiológicas e Nucleares  

IRD /2022

O IRD informa o resultado do processo seletivo para a primeira edição do Curso de Ações de Resposta a Emergências Radiológicas e Nucleares de 2022. Confira a lista com os selecionados para participar do Curso. Dúvidas? Entre em contato pelo endereço This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.  


 

 Curso de Ações de Resposta a Emergências 

Radiológicas e Nucleares  IRD /2022

 

O IRD informa que estarão abertas, a partir da manhã do dia 08 de junho de 2022, neste link, as inscrições para a primeira edição do Curso de Ações de Resposta a Emergências Radiológicas e Nucleares do ano de 2022.

Informações do curso:


Data de realização do curso: 27 de junho a 06 de julho de 2022

Horário: 08h30 até 12:h30

Carga Horária: 32h

Vagas: 30

Investimento: curso gratuito

Modalidade: EAD, ficando a cargo do aluno providenciar o acesso a um dispositivo com internet para participar das aulas, acessando diariamente a plataforma do curso durante todo o período de realização deste.

Público-alvo: Profissionais de nível médio e superior de instituições federais, estaduais e municipais que tenham papel na resposta a emergências de origem nuclear e radiológica, como integrantes da defesa civil, do corpo de bombeiros, vigilâncias sanitárias, das forças de segurança pública e de defesa, médicos e enfermeiros, área de inteligência; assim como supervisores de proteção radiológica de instalações nucleares e radiativas, públicas e privadas. 

Certificado: ao final do curso, se aprovado no exame final e comprovada a frequência mínima de 80%, o participante receberá um certificado de conclusão.

Conteúdo Programático:

Princípios Básicos Radioatividade e de Proteção Radiológica

Categorização de Fontes de Radiação Ionizante

Aplicação de Fontes de Radiações Ionizantes

Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes

Acidentes Nucleares e Radiológicos no Mundo

Detecção de Radiação em Emergência

Equipamentos de Proteção Individual

Transporte de Material Radioativo e Emergências

O Acidente de Goiânia

Sessão de Trabalho: Filme “Guerra Suja”

O Sistema Brasileiro de Atendimento a Emergências Radiológicas e Nucleares

Exercício de Mesa RADEX

 

Coordenação: Prof. Raul dos Santos e Prof. Carlos Alberto Rodrigues dos Santos


Inscreva-se! Será um prazer tê-lo conosco! 

 Resultado de Processo Seletivo

O IRD informa o resultado do processo seletivo para a primeira edição do Curso de Fundamentos de Radioproteção e Metrologia de 2022. Confira a lista com os selecionados para participar do Curso.

Recebeu e-mail de confirmação mas seu nome não está na lista? Entre em contato pelo endereço This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.


 

 Inscrições Encerradas

Curso de Fundamentos em Radioproteção e MetrologiaIRD /2022

 

O IRD informa que estarão abertas, no dia 27 de abril de 2022, neste link, as inscrições para a primeira edição do Curso de Fundamentos em Radioproteção e Metrologia do ano de 2022.

 

Informações do curso:


Período de realização: de 30 de maio a 03 de junho de 2022, das 9 às 16 h;

Pré-requisito pra inscrição: mínimo, diploma de nível médio;

Número de Vagas: 40 no total; 

Coordenador: José Ubiratan Delgado;

Professores: Luiz Tauhata, Ana Cristina Dovales, José Francisco Pereira, João Carlos Leocádio, Alfredo Lopes, Ronaldo Lins da Silva e José Ubiratan Delgado;

Público alvo: Engenheiros, físicos, químicos, tecnólogos, médicos, enfermeiros, radiologistas, biólogos, estudantes, técnicos em geral de nível superior e médio, estudantes de graduação, bolsistas de iniciação científica, pós-graduação, bombeiros e pessoal da defesa civil;

Certificado: ao final do curso, se aprovado no exame final e comprovada a frequência mínima do aluno (75% do curso), este receberá um certificado de conclusão;

Modalidade: o curso será oferecido na modalidade de ensino à distância - EAD, ficando a cargo do aluno providenciar o acesso a um dispositivo com internet para participar das aulas, acessando diariamente a plataforma do curso durante todo o período de realização deste;

Conteúdo programático: a) Composição da matéria e teoria atômica; b) Origem da radiação; c) Radioatividade; d) Radiações nucleares; e) Fontes naturais e artificiais de radiação; f) Interação da radiação com a matéria; g) Efeitos biológicos da radiação; h) Grandezas radiológicas e unidades; i) Detectores de radiação; j) Noções de Radioproteção e Atendimento à Emergência; k) Normas da CNEN e legislação; e l) Planos de radioproteção de uma instalação. 

 

Inscreva-se! Será um prazer tê-lo conosco! 


 Calendário de Cursos IRD /2022

 Atenção: os cursos de Fundamentos de Radioproteção e Metrologia e de Ações de Resposta a Emergências Radiológicas e Nucleares, que seriam realizados no segundo semestre de 2022, foram cancelados. Novas turmas serão abertas em 2023 e a abertura do processo seletivo será publicada neste endereço em breve. 

O IRD informa o calendário de cursos regulares para o ano de 2022. As datas estão sujeitas a alterações, nesse caso um novo calendário será publicado.

 

Fique atento, as inscrições se iniciam aproximadamente um mês antes da realização dos cursos, acompanhe todas as atualizações no site ou nas redes sociais do IRD.

 


  Resultado

Curso de Fundamentos em Radioproteção e Metrologia 2021 - Ensino a Distância: 

Confira a Lista de selecionados para o curso! 


 

Inscrições Encerradas! 

O IRD informa que estarão abertas, no dia 26 de outubro de 2021 neste link,  as inscrições no Curso de Ações de Resposta à Emergência Radiológica 2021. Confira as informações do curso:


Inscrições: 26 de outubro até o preenchimento das vagas;

Data de realização do curso: 22 a 01 de dezembro de 2021 (seg. a sex.);

Horário: 08h30 as 12:h30;

Carga Horária: 32h;

Vagas: 20;

Investimento: curso gratuito;

Modalidade: EAD, ficando a cargo do aluno providenciar o acesso a um dispositivo com internet para participar das aulas, acessando diariamente a plataforma do curso durante todo o período de realização deste.

Público alvo: Profissionais de nível médio e superior de instituições federais, estaduais e municipais que tenham papel na resposta a situações de emergência de origem nuclear e radiológica, como integrantes da defesa civil, do corpo de bombeiros, vigilâncias sanitárias, das forças armadas, das polícias civil e militar, médicos e enfermeiros, área de inteligência; assim como supervisores de proteção radiológica de instalações nucleares e radiativas, públicas e privadas.

Certificado: ao final do curso, se aprovado no exame final e comprovada a frequência mínima do aluno, este receberá um certificado de conclusão.


Conteúdo programático: 

  • Princípios Básicos de Proteção Radiológica
  • Categorização de Fontes de Radiação Ionizante
  • Aplicação de Fontes de Radiações Ionizantes
  • Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes
  • Acidentes Nucleares e Radiológicos no Mundo
  • Detecção de Radiação em Situação de Emergência (teoria)
  • Equipamentos de Proteção Individual (teórica)
  • Transporte de Material Radioativo e Emergências
  • O Acidente de Goiânia
  • O Acidente de Fukushima
  • Sessão de Trabalho: Filme “Guerra Suja”
  • O Sistema Brasileiro de Atendimento a Emergências Radiológicas e Nucleares
  • Exercício de Mesa RADEX

 Coordenação: Professor Raul dos Santos

 

Inscreva-se! Será um prazer tê-lo conosco!


 

 Editais 

Pós-Graduação em Radioproteção e Dosimetria. 


 NÍVEL DOUTORADO - TURMA 1-2022 e NÍVEL MESTRADO - TURMA 1-2022

A Coordenação de Pós-Graduação e o Colegiado da Pós-Graduação (CPG) do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), no uso de suas atribuições, torna público que será realizada, virtualmente, a seleção de candidatos ao Programa de Pós Graduação (PPG) em Radioproteção e Dosimetria para ingresso nos níveis de Doutorado e Mestrado, nas áreas de concentração de Biofísica das Radiações, Física Médica, Metrologia e Radioecologia. Os Processos Seletivos far-se-ão segundo as normas constantes destes Editais. Todos os processos destes Editais serão realizados no formato virtual. O candidato deverá providenciar um sistema de vídeo que possa identificar o candidato e todo o ambiente, incluindo a mídia utilizada. Ao inscrever-se nos Processos Seletivos, o candidato aceita as normas estabelecidas nestes Editais.

Edital doutorado

Edital mestrado 


 

  Inscrições Encerradas! 

 

O IRD informa que estarão abertas, no dia 05 de outubro de 2021 neste link,  as inscrições no curso de Fundamentos em Radioproteção e Metrologia 2021.

 

Confira as informações do curso:


Período de realização: de 08 a 12 de novembro de 2022, das 09h às 16h.

Pré-requisito pra inscrição: mínimo, diploma de nível médio

Número de Vagas: 40 no total.

Coordenador: José Ubiratan Delgado

Professores: Luiz Tauhata, Ana Cristina Dovales, José Francisco Pereira, João Carlos Leocádio, Alfredo Lopes, Ronaldo Lins da Silva e José Ubiratan Delgado

Público alvo: Engenheiros, físicos, químicos, tecnólogos, médicos, enfermeiros, radiologistas, biólogos, estudantes, técnicos em geral de nível superior e médio, estudantes de graduação, bolsistas de iniciação científica, pós-graduação, bombeiros e pessoal da defesa civil.

Certificado: ao final do curso, se aprovado no exame final e comprovada a frequência mínima do aluno, este receberá um certificado de conclusão.

Modalidade: o curso será oferecido na modalidade de ensino à distância - EAD, ficando a cargo do aluno providenciar o acesso a um dispositivo com internet para participar das aulas, acessando diariamente a plataforma do curso durante todo o período de realização deste.

Conteúdo programático: a) Composição da matéria e teoria atômica; b) Origem da radiação; c) Radioatividade; d)  Radiações nucleares; e) Fontes naturais e artificiais de radiação; f) Interação da radiação com a matéria; g) Efeitos biológicos da radiação; h) Grandezas radiológicas e unidades; i) Detectores de radiação; j) Noções de radioproteção; k) Normas da CNEN e legislação; e l) Planos de radioproteção de uma instalação. 

 

Inscreva-se! Será um prazer tê-lo conosco! 


 Defesa de Tese

O Programa de Pós-Graduação do IRD comunica que a  realização da defesa de tese da discente João Henrique Hamann da Silva, sob orientação do Dr. José Guilherme Pereira Peixoto, via videoconferencia.


Local:https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ird-programa-de-pos graduacao-ppg


Resultado  

Resultados do processo seletivo de Iniciação Científica do IRD - 2021

 


 

 

 



Powered by Joomla!®. Design by: Mobility Theme  Valid XHTML and CSS.