Company Logo

Acesso Restrito

Docentes e Discentes

-

Estágios/Bolsas

Estatística

Flag Counter

MyLiveChat

  
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RADIOPROTEÇÃO E DOSIMETRIA - Stricto Sensu
Mestrado e Doutorado
 

BIOFÍSICA DAS RADIAÇÕES

Na área de Biofísica das Radiações são desenvolvidos estudos sobre a interação das radiações com sistemas biológicos. Tais estudos são conduzidos em linhas de pesquisa relacionadas a radiobiologia, dosimetria interna de radionuclídeos no corpo humano e dosimetria externa de fótons e nêutrons.

Os projetos desenvolvidos nesta área são essencialmente multidisciplinares, envolvendo conceitos de biologia, física e química. As partes experimentais dos projetos desenvolvidos na área de biofísica das radiações utilizam recursos instrumentais disponíveis nos seguintes laboratórios: - Laboratório de Radiobiologia - Laboratório de Medidas In Vivo - Laboratório de Bioanálises - Laboratório de Dosimetria Termo Luminescente - Laboratório de Dosimetria Fotográfica - Laboratório de Aerossóis.

Também são realizadas simulações matemáticas, com desenvolvimento e adaptações de programas computacionais para cálculos teóricos de dose e simulação de detectores.

FÍSICA MÉDICA

A Física Médica contribui para a efetividade dos procedimentos de radiodiagnóstico, procurando garantir a proteção radiológica dos pacientes e profissionais ocupacionalmente expostos, bem como auxiliando no desenvolvimento e melhoramento das técnicas de obtenção de imagens (por exemplo, mamografia, tomografia computadorizada, PET, SPECT, etc.). Contribui, ainda, para o desenvolvimento de técnicas terapêuticas (por exemplo, implante de sementes radioativas, IMRT, radiocirurgia, terapia com antipartículas, etc.).

A Física Médica, cuida do controle da qualidade da aplicação dessas técnicas de terapia visando a proteção radiológica do paciente e do pessoal ocupacionalmente exposto, colabora com os oncologistas no planejamento dos tratamentos e monitora os procedimentos e equipamentos de tratamento, de modo a assegurar que a dose prescrita pelo radioterapeuta seja fornecida, com a maior precisão possí¬vel, ao volume alvo e que os tecidos sadios sejam preservados ao máximo.

As linhas de pesquisa desenvolvidas no Instituto de Radioproteção e Dosimetria na Área de Física Médica são as seguintes: I. Medidas "in vivo" em terapia e diagnóstico; II. Controle da qualidade de procedimentos e equipamentos em radioterapia, radiodiagnóstico e medicina nuclear; III. Cálculo de blindagens; IV. Novas tecnologias utilizadas em radioterapia e medicina nuclear (IMRT, Próton-terapia, Antiproton-terapia, PET, SPECT, etc.); V. Fí¬sica aplicada ao diagnóstico (Fractais, difração de raios-x, etc.); VI. Avaliação da qualidade da imagem; VII. Avaliação das doses nos profissionais ocupacionalmente expostos.

METROLOGIA

As consequências humanas e financeiras de decisões erradas baseadas em medições pobres que estão sendo tomadas em questões tão importantes como as alterações ambientais e a poluição são quase incalculáveis. Portanto, é  importante ter medidas confiáveis e precisas que são acordadas e aceitas pelas autoridades competentes em todo o país. Dentro deste conceito, a Metrologia das Radiações Ionizantes está, portanto, continuamente envolvida no desenvolvimento de novas técnicas de medição, instrumentação e procedimentos, para satisfazer a demanda sempre crescente de maior precisão, maior confiabilidade e rapidez das medições.

A pesquisa está presente em todo este trabalho da Metrologia das Radiações Ionizantes do IRD. Muitos projetos são realizados nos próprios laboratórios do IRD, mas também um número significativo é realizado em colaboração com outras organizações como: universidades, hospitais e indústria.

RADIOECOLOGIA

A Área de concentração em Radioecologia, do Programa de Pós-Graduação em Radioproteção e Dosimetria, tem como objetivo formar recursos humanos qualificados para contribuir na  solução de problemas ambientais relacionados ao setor nuclear e Áreas correlatas. Desse modo, são enfocadas a transferência do conhecimento e a assimilação de metodologias para ampliar o entendimento sobre os processos físicos, químicos e biológicos que modulam a radioatividade ambiental. São igualmente abordados aspectos como a avaliação de impactos ambientais das atividades relativas ao setor nuclear e correlatos, assim como a sustentabilidade das tecnologias e ações de remediação empregadas para a recuperação da qualidade ambiental.

É com a perspectiva de aperfeiçoar e inovar o conhecimento na área de radioecologia que o curso conta com a aquisição, manutenção e modernização de laboratórios e área experimental, assim como grande parte dos equipamentos de medidas, e de informática, softwares diversos e infra-estrutura necessários ao desenvolvimento de estudos e projetos. Condições suplementares são providas mediante convênios firmados ou parcerias com universidades e/ou Centros de Pesquisa.

De caráter multidisciplinar, conta com docentes das áreas de engenharia, biologia, física, química e geociências, os quais possuem larga experiência em projetos de pesquisa abrangendo temas ambientais relacionados à  proteção radiológica. Desse modo, proporciona aos profissionais oriundos de diversas áreas a qualificação necessária para atender as diferentes demandas do mercado, i.e. desde empresas até universidades e instituições de pesquisa.

 
 



 



 





Powered by Joomla!®. Design by: Mobility Theme  Valid XHTML and CSS.