Company Logo

Acesso Restrito

Docentes e Discentes

-

Estágios/Bolsas

Estatística

Flag Counter

MyLiveChat


TRABALHO VENCEDOR NA CATEGORIA JOVEM CIENTISTA - 2015
Miriam Tainá Ferreira de Araujo



Metrologia de Radionuclídeos é tema de trabalho vencedor na categoria Jovem Cientista.

Apresentado durante o Primeiro Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações, o trabalho Análise de Impurezas Radionuclídicas para o Radiofármaco Na[¹²³I] utilizando a Espectrometria Gama foi escolhido como o melhor na categoria Jovem Cientista.

A autora, a aluna da pós-graduação do IRD Miriam Tainá Ferreira de Araújo, recebeu como prêmio participar com todas as despesas pagas do próximo Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes (CBMRI), em 2015. O estudo também é assinado por Ronaldo Lins da Silva, José Ubiratan Delgado, Antônio Eduardo de Oliveira e Ana Maria Silveira Braghirolli.

Dos 76 trabalhos submetidos, 20 foram selecionados como os melhores e apresentados sob a forma oral. Eles serão publicados na Revista Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento. As pesquisas são relacionadas à área de metrologia de radionuclídeos e nêutrons; raios x, gama, elétrons e partículas carregadas; metrologia, instrumentação e estatística. Desses 20, cinco são desenvolvidos por jovens pesquisadores, integrando a categoria Jovem Cientista. A relação completa pode ser acessada aqui.

A próxima edição do CBMRI será realizada de 29 de novembro a 2 de dezembro de 2015, em Bento Gonçalves, durante o Metrologia 2015, congresso brasileiro sobre metrologia em geral, que acontece a cada dois anos e completará sua oitava versão.

(Texto: Assessoria de Comunicação IRD)

Parabéns Miriam Tainá Ferreira de Araujo!


TRABALHO PREMIADO

 Download PDF  Utilize QR CODE para download no celular ou tablet

ANÁLISE DE IMPUREZAS RADIONUCLÍDICAS PARA O RADIOFÁRMACO Na[¹²³I] UTILIZANDO A ESPECTROMETRIA GAMA

Natureza do Trabalho: Trabalho Completo Publicado em Anais de Congresso

Miriam Tainá Ferreira de ARAÚJO, Ronaldo Lins da SILVA, Roberto POLEDNA, José Ubiratan DELGADO, Érica de Araújo Lima de ANDRADE Antônio Eduardo de OLIVEIRA, Adilson Silva LARANJEIRAS, Ana Maria Silveira BRAGHIROLLI

Resumo: Durante o processo de fabricação de um Radiofármaco podem ser geradas impurezas de natureza radionuclídica. Com a necessidade de atender os padrões da ANVISA que recomenda aplicações de doses em pacientes tão baixas quanto exequíveis, advém à preocupação com uma “dose extra” que pode provir dessas impurezas radionuclídicas geradas no processo de produção e ou manipulação. Para o Na[¹²³I] fornecido pelo IEN é importante quantificar sua principal impureza, ¹²¹Te, bem como conhecer com maior precisão os parâmetros relacionados ao esquema de decaimento, uma vez que os dados constantes na literatura apresentam discrepâncias.


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO


 Download PDF  Utilize QR CODE para download no celular ou tablet

PADRONIZAÇÃO ABSOLUTA DO ¹²¹Te POR ESPECTROMETRIA GAMA UTILIZANDO O MÉTODO DO PICO-SOMA

Orientador: JOSÉ UBIRATAN DELGADO (IRD/CNEN)

Resumo: O ¹²³I é um radiocuclídeo largamente utilizado em procedimentos de radiodiagnóstico em medicina nuclear e no tratamento de câncer de tireoide. É rotineiramente produzido no Brasil pela reação ¹²⁴⁻Xe (p, 2n) ¹²³Cs-> ¹²³Xe -> ¹²³I em acelerador cíclotron. Entretanto, as impurezas emissoras de radiação gama, por exemplo, ¹²¹Te, ¹²¹ᵐTe, ¹²³ᵐTe, e ¹²⁵I, são observados no espectro. A maioria destes tem meia-vida maior do que as do ¹²³I. O ¹²¹Te é o que possui maior importância e as suas radiações gama do radionuclídeo principal ficam encobertas no espectro. Alguns estudos indicam um baixo teor de impurezas, mas não determinam a atividade de cada contaminante. A avaliação de impurezas radionuclídicas no radiofármaco utilizado é essencial, uma vez que estes podem influenciar o tratamento do paciente ou de diagnóstico por imagem. A Farmacopéia exige que as impurezas não sejam apenas identificadas, mas também quantificadas e a espectroscopia gama prova ser uma técnica eficiente para a sua determinação. No entanto, para compreender melhor os dados de decaimento do ¹²¹Te, é necessário dispor de uma calibração absoluta da atividade. Para isso o uso do método da calibração do ¹²¹Te pelo método pico-soma permitiu sua padronização com incertezas menores que 2%.





Powered by Joomla!®. Design by: Mobility Theme  Valid XHTML and CSS.