APRESENTAÇÃO: 

Em consonância com os princípios básicos de Radioproteção, qualquer exposição à radiação ionizante deve ser justificada e otimizada. Neste curso serão abordados aspectos teóricos e práticos relacionados ao controle de qualidade e dosimetria e cuidados com as doses em exames de mamografia. Deste modo, as práticas de controle de qualidade da imagem, a determinação, validação e confiabilidade da Dose Glandular Média (DGM) e a indução de efeitos biológicos devidos à estas exposições, terão destaque nas aulas  a serem ministradas.

PÚBLICO ALVO: Estudantes e profissionais com interesse em controle de qualidade da imagem, dosimetria, metrologia e efeitos biológicos da radiação devido às doses em mamografia;

OBJETIVO GERAL:

 Mostrar a importância de procedimentos de controle de qualidade e dosimetria em exames de mamografia, considerando os testes de controle da qualidade da imagem e a determinação  da grandeza DGM nestas exposições.

CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARA ENTREGA DE CERTIFICADO

Receberão certificados os alunos que comparecerem aos 4 dias de curso.

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas e Aulas práticas

MATERIAL DIDÁTICO

Pasta individual com bloco para anotações e caneta serão entregues. Apostilas de aulas e demais materiais didáticos serão disponibilizados presencialmente no decorrer do curso e na “biblioteca virtual” (nuvem).

INFRAESTRUTURA

CT1  e CT2 - Laboratório de Informática, Laboratórios de Física Médica do IRD (X) Auditório da Física Médica do IRD 

BIBLIOGRAFIA PARA CONSULTA (informação e aplicação).

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretrizes de Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico Médico e Odontológico – Portaria nº 453. Diário Oficial da União n. 103, 1998.
  • LAW, K., FAULKNER, K. "Concerning the relationship between benefit and radiation risk, and cancers detected and induced, in a breast screening program", British Journal of Radiology, v. 75, pp. 678-684, 2002.
  • MS/ANVISA (MINISTÉRIO DA SAÚDE – AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA), Radiodiagnóstico Médico: Desempenho de Equipamentos e Segurança. Brasília, Brasil, Editora Anvisa, 2005.
  • RODRIGUES, L. N. "Metrologia das radiações ionizantes", Revista Brasileira de Física Médica, v. 3, n. 1, pp. 69-75, 2009.
  • Ministério da Saúde (Gabinete do Ministro). Portaria de consolidação n.5, de 28/09/2017.
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Garantia de Qualidade e Segurança de Sistemas de Mamografia. - INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 54, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019.
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 92, DE 21 DE MAIO DE 2021


Apresentação:

 A resposta a uma situação de emergência envolvendo radiações ionizantes exige a participação conjunta de profissionais de diversas áreas de conhecimento, pertencentes a organizações públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas. O tema radiação tende a ser um fator desafiador adicional, que dificulta a implementação de ações para a proteção do público, dos profissionais de emergência, do meio ambiente e de propriedades. Desta forma, é necessário integrar os planos de resposta a emergências convencionais com os planos específicos para a resposta a emergências radiológicas. O curso prioriza os aspectos práticos da resposta a uma emergência radiológica, aplicando uma metodologia que combina aulas teóricas e práticas, com emprego de instrumentação nuclear e de equipamentos de proteção individual. Exercícios sobre tomada de decisão e exercícios de campo simulando situações de emergência auxiliam na fixação do conteúdo programático do curso.

Nome do coordenador: 

Nome dos professores: elder magalhães, carlos alberto rodrigues,vanessa de bonnes, nilton barros,raul dos santos,josé francisco pereira, aloisio cordilha, arlene alves, joão carlos leocadio e nelson valverde.

Público alvo:

Profissionais de nível médio e superior de instituições federais, estaduais e municipais que tenham papel na resposta a situações de emergência, como integrantes da defesa civil, do corpo de bombeiros, das forças armadas, das polícias civil e militar, médicos e enfermeiros, área de inteligência; assim como supervisores de proteção radiológica de instalações nucleares e radiativas, públicas e privadas.

Carga horária: 60 horas

Data e horário: xx/11/21 a xx/11/21 de 8:30 as 16:00h

Pré-requisito para inscrição: 

Os candidatos deverão comprovar que fazem parte de alguma instituição descrita no público alvo. Candidaturas independentes serão avaliadas pela coordenação do curso e estão sujeitas à disponibilidade de vaga.

No de vagas: 

Taxa de matrícula: 

O curso de Fundamentos em Radioproteção e Metrologia tem caráter de divulgação da radioproteção e metrologia das radiações ionizantes; objetiva disseminar a linguagem utilizada nesta área específica, principalmente os processos de emissão e interação da radiação ionizante, os efeitos físicos, químicos e biológicos induzidos, as grandezas radiológicas, os instrumentos de medição, as normas básicas de radioproteção e legislação pertinente, os programas de radioproteção, monitoração individual e ambiental, os riscos de acidentes e as medidas de atendimento a situações de emergência.


Treinamento básico para visitantes, alunos e estagiários para acessar as dependência do IRD.

  • APRESENTAÇÃO: o curso oferece uma oportunidade aos técnicos e tecnólogos em radiologia que atuam na área de radioterapia de aperfeiçoarem seus conhecimentos em proteção radiológica, através da revisão e atualização dos principais conceitos dessa área de conhecimento. Tendo em vista a necessidade de uma constante reciclagem dos profissionais desta área, o curso visa contribuir para a melhor compreensão sobre proteção radiológica do indivíduo do público, do paciente e do indivíduo ocupacionalmente exposto em radioterapia;

  • CARGA HORÁRIA: 8 horas;

  • DATA E HORÁRIO: 05 e 06 de outubro de 2022 (das 08:00 às 12:00 horas);

  • PRÉ-REQUISITO PARA INSCRIÇÃO: Diploma ou certificado de conclusão de curso de técnico ou tecnólogo na área de Radiação;

  • Nº DE VAGAS: 30;

  • TAXA DE MATRÍCULA: gratuito;

  • CERTIFICADO: ao final do curso, se  comprovada a frequência mínima de 80%, o participante receberá um certificado de conclusão;

  • INFRAESTRUTURA:  Ensino a Distância - EAD (Plataforma Moodle Online e Sala de Aula Virtual RNP), ficando a cargo do aluno providenciar o acesso a um computador com internet para participar das aulas on-line, acessando diariamente a plataforma do curso durante todo o período de realização deste curso, conforme calendário;

  • COORDENAÇÃO: Alexandre da Fonseca Velasco;

  • PROFESSORES: Ana Cristina Murta Dovales , Delano Batista, Eduardo de Paiva e Alexandre da Fonseca Velasco.

  • PÚBLICO ALVO: Técnicos e tecnólogos da área de radioterapia