Apresentação:

 A resposta a uma situação de emergência envolvendo radiações ionizantes exige a participação conjunta de profissionais de diversas áreas de conhecimento, pertencentes a organizações públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas. O tema radiação tende a ser um fator desafiador adicional, que dificulta a implementação de ações para a proteção do público, dos profissionais de emergência, do meio ambiente e de propriedades. Desta forma, é necessário integrar os planos de resposta a emergências convencionais com os planos específicos para a resposta a emergências radiológicas. O curso prioriza os aspectos práticos da resposta a uma emergência radiológica, aplicando uma metodologia que combina aulas teóricas e práticas, com emprego de instrumentação nuclear e de equipamentos de proteção individual. Exercícios sobre tomada de decisão e exercícios de campo simulando situações de emergência auxiliam na fixação do conteúdo programático do curso.

Nome do coordenador: 

Nome dos professores: elder magalhães, carlos alberto rodrigues,vanessa de bonnes, nilton barros,raul dos santos,josé francisco pereira, aloisio cordilha, arlene alves, joão carlos leocadio e nelson valverde.

Público alvo:

Profissionais de nível médio e superior de instituições federais, estaduais e municipais que tenham papel na resposta a situações de emergência, como integrantes da defesa civil, do corpo de bombeiros, das forças armadas, das polícias civil e militar, médicos e enfermeiros, área de inteligência; assim como supervisores de proteção radiológica de instalações nucleares e radiativas, públicas e privadas.

Carga horária: 60 horas

Data e horário: xx/11/21 a xx/11/21 de 8:30 as 16:00h

Pré-requisito para inscrição: 

Os candidatos deverão comprovar que fazem parte de alguma instituição descrita no público alvo. Candidaturas independentes serão avaliadas pela coordenação do curso e estão sujeitas à disponibilidade de vaga.

No de vagas: 

Taxa de matrícula: