APRESENTAÇÃO:
Em consonância com os princípios básicos de Radioproteção, qualquer exposição à radiação ionizante deve ser justificada e otimizada. Neste curso serão abordados aspectos teóricos e práticos relacionados ao controle de qualidade e dosimetria e cuidados com as doses em exames de mamografia. Deste modo, as práticas de controle de qualidade da imagem, a determinação, validação e confiabilidade da Dose Glandular Média (DGM) e a indução de efeitos biológicos devidos à estas exposições, terão destaque nas aulas a serem ministradas.
PÚBLICO ALVO: Estudantes e profissionais com interesse em controle de qualidade da imagem, dosimetria, metrologia e efeitos biológicos da radiação devido às doses em mamografia;
OBJETIVO GERAL:
Mostrar a importância de procedimentos de controle de qualidade e dosimetria em exames de mamografia, considerando os testes de controle da qualidade da imagem e a determinação da grandeza DGM nestas exposições.
CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARA ENTREGA DE CERTIFICADO
Receberão certificados os alunos que comparecerem aos 4 dias de curso.
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas e Aulas práticas
MATERIAL DIDÁTICO
Pasta individual com bloco para anotações e caneta serão entregues. Apostilas de aulas e demais materiais didáticos serão disponibilizados presencialmente no decorrer do curso e na “biblioteca virtual” (nuvem).
INFRAESTRUTURA
CT1 e CT2 - Laboratório de Informática, Laboratórios de Física Médica do IRD (X) Auditório da Física Médica do IRD
BIBLIOGRAFIA PARA CONSULTA (informação e aplicação).
- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretrizes de Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico Médico e Odontológico – Portaria nº 453. Diário Oficial da União n. 103, 1998.
- LAW, K., FAULKNER, K. "Concerning the relationship between benefit and radiation risk, and cancers detected and induced, in a breast screening program", British Journal of Radiology, v. 75, pp. 678-684, 2002.
- MS/ANVISA (MINISTÉRIO DA SAÚDE – AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA), Radiodiagnóstico Médico: Desempenho de Equipamentos e Segurança. Brasília, Brasil, Editora Anvisa, 2005.
- RODRIGUES, L. N. "Metrologia das radiações ionizantes", Revista Brasileira de Física Médica, v. 3, n. 1, pp. 69-75, 2009.
- Ministério da Saúde (Gabinete do Ministro). Portaria de consolidação n.5, de 28/09/2017.
- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Garantia de Qualidade e Segurança de Sistemas de Mamografia. - INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 54, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019.
- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 92, DE 21 DE MAIO DE 2021