Company Logo

Acesso Restrito

Docentes e Discentes

-

Estágios/Bolsas

Estatística

Flag Counter

MyLiveChat

   

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO
NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
RADIOPROTEÇÃO E DOSIMETRIA - MESTRADO - TURMA 2017

 INSCRIÇÕES ENCERRADAS

A Comissão de Pós-Graduação (CPG) do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), no uso de suas atribuições, torna público que será realizada, na cidade do Rio de Janeiro, a seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação (PPG) em Radioproteção e Dosimetria para ingresso no nível de Mestrado, nas áreas de concentração de Biofísica das Radiações, Física Médica, Metrologia e Radioecologia. O Processo Seletivo far-se-á segundo as normas constantes deste edital.

1 – INSCRIÇÃO AO PROCESSO SELETIVO

1.1.    As inscrições para o Processo Seletivo ao Mestrado em Radioproteção e Dosimetria, Turma 2017, estarão abertas durante o período de 16 de novembro a 16 de dezembro de 2016, de segunda a sexta-feira, nos horários de 09:00 h a 11:00 h e de 14:00 a 15:00 h, na Secretaria de Pós-Graduação (Stricto Sensu) (SPG) do IRD, Avenida Salvador Allende s/n, Barra da Tijuca - CEP  22783-127, Rio de Janeiro, telefone (021) 2173-2914, mediante apresentação dos seguintes documentos:
1.1.1.    Carteira de Identidade (original e cópia);
1.1.2.    CPF (original e cópia);
1.1.3.    01 (uma) fotografia 3x4 recente;
1.1.4.    Uma carta de apresentação assinada por pesquisadores das áreas de CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA, CIÊNCIAS DA SAÚDE, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS AGRÁRIAS ou ENGENHARIAS. O modelo da carta de apresentação encontra-se disponível na SPG/IRD e no Anexo I. A carta de apresentação é confidencial e deve ser enviada pelos emitentes diretamente à SPG/IRD até a data de 16 de dezembro de 2016 ou entregue no ato da inscrição em envelope lacrado com identificação clara do emitente do lado de fora do envelope;
1.1.5.    Formulário de inscrição devidamente preenchido, disponível na SPG/IRD e no endereço web do IRD (http://moodle.ird.gov.br/ensino);
1.1.6.    Diploma do Curso de Graduação ou Comprovante de Conclusão de Graduação (original e cópia) emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), em uma das seguintes Áreas do Conhecimento: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA, CIÊNCIAS DA SAÚDE, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS AGRÁRIAS ou ENGENHARIAS. Os candidatos oriundos de instituições estrangeiras deverão apresentar o diploma devidamente reconhecido por órgãos oficiais brasileiros;
1.1.7.    Histórico Escolar do Curso de Graduação, atualizado, emitido pela Instituição de Ensino Superior (IES);
1.1.8.    Currículo impresso no formato CNPq-Lattes (http://www.cnpq.br/) com documentação comprobatória da experiência acadêmica, profissional e da produtividade científica;
1.1.9.    Formulário do Anexo II para solicitação de pontos do currículo, preenchido e acompanhado de toda a documentação comprobatória;
1.1.10.    O candidato servidor do IRD ou de outra Unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) deverá apresentar um documento, assinado pelo seu chefe imediato, autorizando-o a realizar o Curso de Mestrado em Radioproteção e Dosimetria no IRD.
1.2.    A documentação apresentada pelo candidato no ato da inscrição será conferida na SPG/IRD. A inscrição somente será efetivada se a documentação estiver completa. Ao inscrever-se no Processo Seletivo, o candidato estará aceitando as normas estabelecidas neste edital.
1.3.    Será fornecido ao candidato um comprovante de inscrição no Processo Seletivo. Serão aceitas inscrições pelo correio, via SEDEX - Serviço de Encomenda Expressa/ Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, desde que sejam enviadas cópias autenticadas da documentação pessoal exigida no item 1.1. A data limite de postagem é 16 de dezembro de 2016. Os candidatos que realizarem a inscrição por correio, receberão a confirmação da inscrição por e-mail e poderão retirar o comprovante original, na SPG, no dia da prova.

OBSERVAÇÕES:
1     -     Serão aceitas cópias autenticadas de todos os documentos exigidos, caso o candidato não disponha dos documentos originais. Não será aceita documentação enviada fora do período de inscrição estabelecido neste edital.
2     -    Serão aceitas inscrições de candidatos cursando o último semestre de graduação. Neste caso, os candidatos deverão apresentar declaração emitida pela Instituição de Ensino Superior (IES), informando a previsão de conclusão do curso de graduação. A efetivação da matrícula no Curso de Mestrado do IRD, caso o candidato seja aprovado no Processo Seletivo, estará condicionada à apresentação de declaração de conclusão do curso, até o primeiro dia do ano letivo.

2 – ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

2.1.    A seleção do candidato será feita com base em seu desempenho nas seguintes avaliações com os respectivos pesos:
    Redação em língua portuguesa: NR – peso 2 (dois);
    Prova de conhecimentos específicos: NCE – peso 5 (cinco);
    prova escrita de proficiência em língua inglesa: NI – peso 1 (hum);
    Análise de currículo: NC – peso 1 (hum); e
    Entrevista: NE – peso 1 (hum).
Portanto, a nota final (NF) será dada por:
NF=((NR×2)+(NCE×5)+(×1)+(NC×1)+(NE×1))/10
2.2.    Os candidatos serão classificados de acordo com a média ponderada das notas obtidas nas avaliações (NF). Será considerado eliminado o candidato que obtiver média ponderada final inferior a 6,0 (seis vírgula zero). Isto é, só serão aprovados, os candidatos que obtiverem NF  6,0.
2.3.     As etapas do processo seletivo para admissão ao Programa de Mestrado em Radioproteção e Dosimetria (Turma 2015) ocorrerão entre 09 e 18 de Janeiro de 2017, conforme calendário apresentado no Anexo III deste edital, sendo realizadas no Instituto de Radioproteção e Dosimetria - IRD, Avenida Salvador Allende s/n, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro - CEP: 22783-127.

NOTA: Todas as avaliações serão conduzidas pela CPG do IRD. A correção da prova de redação será realizada por bacharel em língua portuguesa, assim como a prova de proficiência em língua inglesa será corrigida por bacharel em letras, com especialidade em inglês.


3 – PROVAS ESCRITAS
3.1.    A primeira etapa das provas escritas do Processo Seletivo constará de uma prova objetiva de conhecimentos específicos, sem consulta, com 20 questões de múltipla escolha, a ser aplicada no dia 09 de janeiro de 2017. A avaliação do candidato será feita atribuindo-lhe uma nota (NCE) de 0 (zero) a 10,0 (dez vírgula zero). Serão considerados eliminados os candidatos que obtiverem nota menor de que 5,0 (cinco vírgula zero) nesta prova, que contemplará os seguintes tópicos:

  • Noções Elementares de Matemática:
  • Funções e equações (incluindo exponencial e logaritmo)
  • Sistemas lineares
  • Interpretação de gráficos e tabelas
  • Geometria (comprimento, área e volume)
  • Probabilidade e estatística básica
  • Relações matemáticas em grandezas
  • Noções Básicas de Radioatividade:
  • Isótopos e radioisótopos
  • Desintegração Nuclear
  • Tipos de decaimento
  • Aplicações da radioatividade
  • Noções Básicas de Interação da Radiação com a Matéria
  • Radiação direta e indiretamente ionizante
  • Deposição de energia pela radiação no meio
  • Atenuação e blindagem de fótons
  • Efeito das radiações ionizantes no ser humano
  • Irradiação x contaminação
  • Sugestão de Bibliografia:
  • Apostila Radioproteção e Dosimetria: Fundamentos, Luiz Tauhata, Ivan P. Salati, Renato Di Prinzio e Antonieta Di Prinzio, IRD/CNEN, 8ª Rev., 2011
  • Apostilas da CNEN (http://www.cnen.gov.br)
  • Física das Radiações, Emico Okuno & Elisabeth Yoshimura, Ed. Oficina de textos, 2010, São Paulo.

3.2.    A segunda etapa constará de uma redação em português, que tem por objetivo avaliar a capacidade do candidato de expressar por escrito, em português correto, suas idéias sobre um determinado tema. O tema será apresentado no momento da prova, que terá duração de duas horas, e será aplicada no dia 09 de janeiro de 2017. A avaliação do candidato será efetuada atribuindo-lhe uma nota (NR) de 0 (zero) a 10,0 (dez vírgula zero). Serão considerados eliminados os candidatos que obtiverem nota menor de que 5,0 (cinco vírgula zero) nesta avaliação.
3.3.    A terceira etapa consistirá de uma prova escrita de proficiência em língua inglesa, que tem por objetivo avaliar a capacidade do candidato em fazer uma tradução para o português de um texto científico originalmente redigido em inglês, a ser distribuído no momento da prova. Esta etapa terá duração de duas horas e será aplicada também no dia 10 de janeiro de 2017. Será permitido somente o uso de dicionários impressos inglês-inglês durante a realização da prova. A avaliação do candidato será feita atribuindo-lhe uma nota (NI) de 0 (zero) a 10,0 (dez vírgula zero). Serão considerados eliminados os candidatos que obtiverem nota menor do que 5,0 (cinco vírgula zero) nesta avaliação. Porém, a nota mínima para aprovação na prova de proficiência em inglês é 7,0 (sete vírgula zero). O candidato classificado que não obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero) nessa fase do processo seletivo, deverá obrigatoriamente ser submetido a novo exame. Esta nova avaliação será realizada no próximo exame de seleção do programa de Mestrado do PPG/IRD.
3.4.    Não será admitido o ingresso de candidatos após o início das provas. O candidato deverá apresentar-se no dia da prova, no local de realização da prova, a partir de 08:30 h, munido de documentos de identificação com fotografia.
3.5.    A prova de conhecimentos específicos, a redação em língua portuguesa e a prova de proficiência em inglês, devidamente corrigidas, ficarão arquivadas na SPG/IRD, sendo vedado o fornecimento de cópias aos candidatos.
3.6.    Não será permitido o uso de telefone celular ou qualquer outro aparelho eletrônico (inclusive calculadora) durante a realização de nenhuma das provas.
3.7.        Todas as provas devem ser realizadas individualmente, utilizando caneta e devem conter a assinatura do candidato em todas as páginas. Redações e provas realizadas a lápis não serão consideradas, bem como aquelas não assinadas.
3.8.    Qualquer violação por parte do candidato das regras das provas escritas enumeradas acima implicará na sua eliminação do processo de seleção ao PPG/IRD.
3.9.        As notas das provas escritas serão divulgadas na SPG/IRD no dia 11 de janeiro de 2017.


4 – ANÁLISE DO CURRÍCULO DO CANDIDATO


4.1.    Os critérios utilizados na análise de currículo serão os seguintes:
    Bolsista de Iniciação Científica na área nuclear e correlata – 02 (dois) pontos por ano (até 6 pontos);
    Experiência profissional documentada na área nuclear e correlata – 0,25 (zero vírgula vinte e cinco) ponto por ano (até 1 ponto);
    Trabalho apresentado em congresso científico na área nuclear e correlata, com resumo em anais do congresso - 0,25 (zero vírgula vinte e cinco) ponto por trabalho (até 1 ponto);
    Trabalho apresentado em congresso científico na área nuclear e correlata, com texto completo em anais do Congresso - 0,5 (zero vírgula cinco) ponto por trabalho (até 1 ponto);
    Trabalho completo publicado em periódico indexado da área nuclear ou correlata – 1 (hum) ponto por trabalho (até 1 ponto);
4.2.    Para pontuação de seu currículo, o candidato deve preencher a ficha do Anexo II deste edital, mesmo que o total de pontos seja 0 (zero). Cada candidato receberá uma nota (NC) igual ao número total de pontos que obtiver, limitada ao valor máximo de 10,0 (dez vírgula zero) pontos. Só serão pontuados os itens para os quais for apresentada documentação comprobatória. Os textos dos resumos ou dos trabalhos completos devem ser apresentados. Os trabalhos publicados em periódico indexado também devem ser apresentados.


OBSERVAÇÕES:
1     -     Trabalhos iguais apresentados em mais de um congresso científico só serão pontuados uma única vez.
2    -     Trabalhos apresentados em Congressos científicos, cujos textos completos constem em anais de congresso, publicados em periódico indexado da área nuclear ou correlata, serão pontuados como trabalho publicado em periódico indexado.


5 – ENTREVISTA

As entrevistas serão realizadas nos dias 12 e 13 de janeiro de 2017. Na entrevista será atribuída ao candidato uma nota (NE) de 0 (zero) a 10,0 (dez vírgula zero), com base no seu desempenho, a critério da comissão de avaliação dos candidatos.


6 – DIVULGAÇÃO DE NOTAS E RECURSOS

6.1.    A divulgação de todas as notas parciais, as notas finais e a classificação preliminar dos candidatos estarão disponíveis a partir das 15:00 h do dia 17 de janeiro de 2017.
6.2.    A interposição de recursos poderá ser feita pelo candidato entre 9:00 h e 15:00 h do dia 18 de janeiro de 2017, na SPG/IRD. Os recursos deverão ser interpostos mediante formulário próprio, não sendo aceitos os enviados via SEDEX, fax ou qualquer outro meio. Para cada candidato, admitir-se-á um único recurso por avaliação, desde que específico e fundamentado.
6.3.    A decisão final do PPG/IRD sobre os recursos interpostos é irrecorrível.


7 – CLASSIFICAÇÃO FINAL DOS CANDIDATOS

7.1.    A ordem de classificação final dos candidatos, respeitando-se o número de vagas definido neste edital (item 10), será de acordo com o disposto no item 2.2 deste edital, sendo que o desempate entre dois ou mais candidatos obedecerá aos seguintes critérios:
    Maior pontuação na entrevista;
    Maior pontuação na prova de conhecimentos específicos;
    Maior pontuação na análise de currículo;
    Maior pontuação na redação;
    Maior pontuação na prova de proficiÊncia em língua inglesa;
    Maior idade.
7.2.    A divulgação do resultado final do Processo Seletivo estará disponível a partir das 15:00 h do dia 20 de janeiro de 2017.
7.3.    Os candidatos reprovados poderão retirar seus documentos de segunda a sexta-feira, no horário de 09:00h as 11:00h e 14:00h as 15:00h, na SPG/IRD, até 24 de fevereiro de 2017, apresentando o comprovante de inscrição no Processo Seletivo. Após esta data, as cópias serão destruídas.

NOTA: Todas as divulgações estarão disponíveis na SPG/IRD ou através do telefone (55) 21 2173-2914.  Cabe ao candidato informar-se dos resultados, ficando a SPG/IRD isenta de emitir quaisquer avisos ou comunicados.


8 – MATRÍCULA

8.1.    Os candidatos classificados deverão efetuar sua matrícula no PPG/IRD durante o período de 13 a 24 de fevereiro de 2017, de segunda a sexta-feira, no horário de 09:00 a 11:00 h e de 14:00 a 15:00 h, na SPG/IRD.
8.2.    Para efetivação da matrícula será exigido o preenchimento de formulário próprio fornecido pela SPG/IRD.
8.3.    Os documentos apresentados na inscrição para o Processo Seletivo, itens 1.1.1 a 1.1.10 deste edital, serão retidos para a elaboração do dossiê de matrícula do candidato.
8.4.    O início das aulas do curso de Mestrado para a Turma de 2015 será no dia 06 de março de 2017.
8.5.    O candidato classificado que não realizar a matrícula no período estabelecido no item 8.1 será considerado desistente.
8.6.    O preenchimento da vaga do candidato desistente será efetuado respeitando-se a ordem de classificação e o exposto nos itens 10 e 11 deste edital.


9 – CONCESSÃO DAS BOLSAS DE ESTUDOS

9.1.    O Programa de Mestrado em Radioproteção e Dosimetria do IRD dispõe anualmente de cotas de Bolsas de Estudo oferecidas por órgãos de fomento como, por exemplo, CAPES-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, além da própria CNEN, para os candidatos classificados.
9.2.    A aprovação no Processo Seletivo ao Mestrado em Radioproteção e Dosimetria não assegura ao candidato o recebimento da bolsa de estudos.
9.3.    Caso o número de candidatos que concorrem à bolsa seja maior que o número de bolsas disponíveis, estas serão oferecidas aos candidatos seguindo-se a ordem de classificação final do Processo Seletivo, desde que estes obedeçam aos critérios que normalizam a concessão destas bolsas.
9.4.    O candidato que vier a obter Bolsa de Estudo no PPG/IRD deverá dedicar-se em regime integral ao Curso de Mestrado em Radioproteção e Dosimetria, durante a vigência de 24 (vinte e quatro) meses da mesma, a contar da data de início das aulas da turma na qual o candidato está ingressando (item 8.4).


10 – VAGAS

10.1.    Serão oferecidas até 12 (doze) vagas para a Turma 2017 do Curso de Mestrado em Radioproteção e Dosimetria do IRD.
10.2.    Serão disponibilizadas 4 (quatro) vagas adicionais para bolsistas oriundos de processo seletivo organizado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) ou estrangeiros portadores de bolsas de estudos fornecidas por órgãos de fomento não nacionais. Estes bolsistas não serão submetidos ao processo seletivo descrito neste edital. Entretanto, só permanecerão no PPG/IRD aqueles aprovados nos exames de português (redação) e de proficiência em língua inglesa, que serão realizados para a turma 2017-2018. Serão considerados aprovados os bolsistas que obtiverem no mínimo nota 5,0 (cinco vírgula zero) em português e nota 7,0 (sete vírgula zero) na prova de proficiência em língua inglesa.
10.3.    O preenchimento total das vagas ficará a critério da CPG.


11 – DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1.    Será eliminado o candidato que, durante os testes, comunicar-se com outros candidatos, usar de meios ilícitos para a realização das provas e/ou de material não autorizado ou desrespeitar as normas deste edital, ou, em qualquer época (mesmo após a matrícula), tiver participado da seleção usando documentos ou prestando informações falsas ou qualquer outro meio ilícito.
11.2.    Os casos não previstos neste edital serão julgados pela CPG/IRD. 

Download Edital

 

 

   

 




Powered by Joomla!®. Design by: Mobility Theme  Valid XHTML and CSS.